Será lançado o livro ACBF – 50 Anos,
AUTOR Jose Dorival da Cunha - o JuK
19 OUT 2026 17:07 | Atualizado em 19 OUT 2026 17:07
O ano em que comemora seu cinquentenário, a Associação Carlos Barbosa de Futsal – ACBF tem mais um motivo para celebrar. Na noite de segunda-feira, 19 de outubro, será lançado o livro ACBF – 50 Anos, de autoria do jornalista e escritor José Dorival da Cunha, o JuK. A cerimônia será realizada no auditório do Centro Educacional Ivo Tramontina – CEIT, seguida de coquetel e sessão de autógrafos.
Com 400 páginas, a obra resgata os 50 anos de história da ACBF, desde a improvável união de dois times rivais, em 1976, até a conquista do sétimo título da Libertadores da América de Futsal, justamente no ano do cinquentenário.
O mergulho na história, porém, começa ainda antes da criação da ACBF. O livro volta a 1961, quando o futebol de salão chegou a Carlos Barbosa, passa pela primeira cancha de cimento a céu aberto e percorre os primeiros anos da modalidade na cidade, chegando ao Citadino de Futsal disputado no Ginásio do Colégio Santa Rosa, cenário onde a ACBF foi forjada.
Foram necessários 20 anos até a primeira grande conquista. Em 1996, a equipe que consagrou a camisa laranja derrotou o Sport Club Internacional e conquistou pela primeira vez o Campeonato Gaúcho de Futsal. A partir dali, a trajetória do clube ganhou velocidade e levou a ACBF à prateleira mais alta do futsal mundial.
A história registrada no livro inclui 17 títulos estaduais, cinco da Liga Nacional, três da Taça Brasil, três Campeonatos Mundiais de Clubes (Copa Intercontinental) e, agora, sete Libertadores da América de Futsal.
Para reconstruir essa trajetória, o autor realizou mais de 200 entrevistas com 175 pessoas. São depoimentos de dirigentes, atletas, profissionais do futsal, torcedores, patrocinadores e até adversários — pessoas que, de diferentes maneiras, ajudaram a construir a história de uma das equipes mais vitoriosas e reconhecidas do futsal mundial.
José Dorival da Cunha, o JuK, acompanhou a ACBF durante 46 dos seus 50 anos e cobriu a equipe por mais de duas décadas como repórter do Jornal Contexto. A experiência de acompanhar de perto o clube, inclusive com acesso ao vestiário em diferentes períodos, soma-se a anos de pesquisa e entrevistas para contar uma história que ultrapassa as quatro linhas da quadra.
ACBF – 50 Anos é, assim, um registro de cinco décadas de conquistas, personagens, bastidores e episódios que ajudaram a transformar Carlos Barbosa na Capital Nacional do Futsal.
Data: 19/10/26
Horário: 19 horas
Local: Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT)
Após a cerimônia, haverá coquetel e sessão de autógrafos
AUTOR Jose Dorival da Cunha - o JuK






















