Notícias

Quarentena

O impacto da quarentena nos treinos da ACBF

O preparador físico da ACBF trabalha para minimizar os efeitos do "destreinamento"

31 MAR 2020 10:21 | Atualizado em 31 MAR 2020 10:21
Treinos da equipe foram suspensos há quase duas semanas
Foto:   Ulisses Castro / ACBF

Com o avanço da pandemia do Coronavírus no país, atletas de todas as equipes foram forçados a pararem as atividades durante a temporada. Os jogadores da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) estavam em meio à preparação para a LNF e para a Libertadores, quando foram dispensados dos treinos há quase duas semanas. Porém, mesmo distantes do ginásio, eles continuam trabalhando a parte física em casa.

O preparador físico da ACBF, Alexandre Baldasso, afirma que os atletas estavam perto do ápice da condição física antes da parada para a quarentena. “Sabedores de que a Liga Nacional estava próxima de seu início e de que, num futuro também não distante, teríamos a oportunidade de brigar por mais um título da América, direcionamos os trabalhos da pré-temporada e estávamos bem perto de um primeiro ‘pico de Performance Física’. Entretanto, com essa indesejada, porém necessária parada, teremos que voltar um pouco e retomar com algumas valências que consideramos basais, de tal modo que tudo se reconstrua sob pilares sólidos”.

Por isso, prevendo um possível prejuízo na parte física, Baldasso orientou os atletas a realizarem os exercícios em suas residências. “Com o intuito de minimizarmos os efeitos do ‘destreinamento’ e seus adjuntos riscos, orientamos e, estamos acompanhando individualmente, para que executem trabalhos físicos nesse período de isolamento social. Atividades estas que possam ser feitas em pequenos espaços e com os seguintes propósitos: força funcional, mobilidade articular, força de centro (CORE), prevenção e manutenção do sistema energético”, explicou.

Os atletas receberam todas as orientações por escrito e por vídeo. Baldasso afirma que todos os exercícios já faziam parte da rotina de treinos dos atletas durante a temporada. “Isso facilita e muito a compreensão e principalmente, uma melhor execução; tornando assim a atividade mais producente e segura”, disse o preparador, que ainda complementou: “junto com a necessidade de se trabalhar o físico, foi reiterado a importância da manutenção dos bons hábitos na alimentação, visando não apenas um melhor retorno às atividades, mas também uma melhor saúde imunológica para esse período crítico”.

SEM PREVISÃO DE RETORNO

Nesta segunda-feira, a LNF divulgou uma nota oficial informando que o início da competição está suspenso por tempo indeterminado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

...
14 JUL 2022 00:33
Gauchão 2022
ACBF voltou a vencer no Gauchão
...
01 JUN 2022 17:01
Gauchão 2022
A ACBF estreia nesta quinta no Gauchão
...
13 MAI 2022 17:23
Peneirão Feminino
ACBF divulga a lista das aprovadas no Peneirão
...
10 MAI 2022 21:10
LNF 2022
ACBF vence a terceira seguida na LNF
...
22 ABR 2022 15:04
Copa Mundo Futsal Sub-21
Sub-20 da ACBF estreia domingo na Copa Mundo Futsal
...
15 ABR 2022 12:40
Novo parceiro
A ACBF anuncia a Dafabet como nova patrocinadora
PATROCINADORES

NEWSLETTER

Assine nossa lista de e-mails e fique atualizado com as últimas notícias.

INSTAGRAM